December 2017
M T W T F S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Próximos Shows:

  • Nenhum evento na agenda.
  • Contatos para Show
    velhos[at]velhoseusados.com

    Nome:


    E-mail:






    Novidades Bacanas

    Marco Pessoa | 23/07/2008 - 9:55

    Depois de uma primeira metade marcada por uma geração perdida (com exceção do Móveis Coloniais de Acaju, mas escreverei sobre eles especificamente adiante), começam a surgir bandas muito interessantes e bem resolvidas musicalmente nesta segunda metade de década.

    Duas delas, Velhos e Usados e Gilbertos Come Bacon , me surpreenderam pela personalidade com que estrearam em seus álbuns. As composições e arranjos presentes são de quem realmente têm certeza do que está fazendo e se utiliza de todas suas influências musicais com convicção suficiente para não soar reciclado. E olha que são bandas de estilos em que a mesmice e a falta de imaginação imperam.

    A primeira faz um rock de composições com um pé na MPB, seguindo a trilha aberta pelos Los Hermanos, mas as demais influências (do rock nova-iorquino ao rockabilly, passando pelo punk rock pulsante à Clash) dão um contrapeso que, de cara, os livra de ser mera cópia banal e os torna uma das melhores coisas que ouço ou ouvi neste rock nacional recente.

    No caso do Gilbertos Come Bacon a situação é até mais difícil. Sua fórmula? Hardcore + ritmos brasileiros + letras desbocadas. Eu sempre achei que seria muito difícil alguma banda seguir esse modelo atualmente e conseguir ser original e autoral. O Gilbertos Come Bacon consegue essa façanha e ainda vai além, com excelentes músicas, arranjos conscientes e precisos, boas letras e tudo muito bem encaixado.

    Soube depois que a banda é de Planaltina e fiquei muito feliz, porque desde o início da década existem bandas excelentes nas satélites e entorno, e que raramente chegavam ao público ou apareciam na mídia.

    Aqui no blog você encontra o álbum de estréia do Velhos e Usados, Híbrido. Pretendo postar o do Gilbertos come Bacon em breve.

    Comente

    Trackback no seu site